Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo anatômico comparativo e ultra-estrutural de plantas de laranja-doce (Citrus sinensis L. Osbeck, var. Pera-IAC) inoculadas com dois isolados do vírus-da-tristeza dos citrus (CTV - Closterovirus)

Processo: 99/05550-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Silvia Rodrigues Machado
Beneficiário:Francisco André Ossamu Tanaka
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Tristeza cítrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anatomia Vegetal | Caneluras | Citros | Closterovirus | Tristeza | Ultra-Estrutura

Resumo

Com o objetivo de caracterizar a citopatologia causada pelos isolados brasileiros do vírus da tristeza dos citros (CTV - Closterovirus), será estudada a anatomia comparativa e a ultra-estrutura de plantas de citros livres de vírus por microenxertia e plantas enxertadas, inoculadas naturalmente e experimentalmente com este vírus. O estudo abrangerá raiz, caule e folha, pois em cada órgão parece apresentar um sintoma distinto que caracteriza esta virose. Além de técnicas histológicas e ultra-estruturais convencionais, serão feitas imuno-marcações das proteínas virais com ouro coloidal para estudar o movimento dos vírus célula-a-célula. Avaliar-se-á, através de estudo anatômico, também a ontogênese das caneluras do pedúnculo floral destas plantas. Este estudo, aliado às informações da biologia molecular do vírus da tristeza, poderá fornecer subsídios para melhor compreender a etiologia viral dos isolados brasileiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)