Busca avançada
Ano de início
Entree

A sustentabilidade a luz da alta modernidade: desenvolvimento na sociedade de risco.

Processo: 00/01372-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Leila da Costa Ferreira
Beneficiário:Tatiana Gomes Rotondaro
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia ambiental   Sustentabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Sociedade De Risco | Sociologia Ambiental | Sociologia Contemporanea | Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão teórica sobre alta modernidade e seus riscos tanto na esfera global como local, uma vez que estamos todos igualmente expostos aos riscos de desastres ecológicos. É bem verdade que mesmo que se consiga minimizar os riscos de alta conseqüência e baixa probabilidade no mundo moderno, não podemos fazê-los desaparecer. No entanto, existem várias propostas para minimizar esta situação de risco. Dentre elas, as propostas apresentadas pelo movimento ambientalista - principalmente a partir da década de 80, no sentido de tornar viável uma sociedade sustentável - seriam alternativas aos riscos causados pela modernidade, uma vez que pressupõem uma reorganização da sociedade em termos políticos, econômicos, sociais e culturais. Podemos perceber também que algumas vezes o debate em torno destes conceitos - alta modernidade, sociedade de risco e sustentabilidade - são considerados como sendo produtos de uma sociologia territorializada. Por este motivo o objetivo principal deste trabalho é promover uma investigação sobre as práticas políticas de atores institucionais e civis com o objetivo último de perceber como as transformações sociais são percebidas por estes atores e até que ponto estes conceitos são aplicáveis em cidade urbanas do Terceiro Mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROTONDARO, Tatiana Gomes. Riscos ambientais: realidade virtual ou virtualidade real?. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.