Busca avançada
Ano de início
Entree

Nenhum brasileiro sem escola - estado desenvolvimentista e projetos de educacao de base - 1950-1963.

Processo: 95/05133-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1996
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Zilda Marcia Grícoli Iokoi
Beneficiário:Claudia Moraes de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Desenvolvimentismo   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Desenvolvimentismo | Educacao De Adultos | Educacao De Base | Estado Desenvolvimentatista | Questao Educacional

Resumo

Na década de 50, a questão educacional foi eleita uma questão nacional. O Estado Populista, na perspectiva de promover a expansão do capital pelo território, e, deparando-se com o "atraso" de algumas regiões, atuou no sentido de criar questões nacionais. Enquanto preocupação e questão nacional a educação de base demandava por projetos e propostas que qualificassem as expectativas dos diferentes grupos sociais envolvidos: governo, igreja e sociedade civil. Através deste projeto pretendemos analisar os movimentos de educação de base e alfabetização de adultos do período desenvolvimentista, com vistas ao desvendamento dos conteúdos e formas das instituições que os gestaram. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)