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Comportamento de tubulões instrumentados, em solo não saturado colapsível

Processo: 97/05105-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:José Carlos Angelo Cintra
Beneficiário:Benedito Jose Imbiriba Carneiro
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Prova de carga   Solo não saturado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade De Carga | Colapsibilidade | Instrumentacao | Provas De Carga | Solo Nao Saturado | Tubuloes A Ceu Aberto

Resumo

Este projeto pretende investigar o comportamento de tubulões a céu aberto, instrumentados, escavados mecanicamente, em solo não saturado, colapsível, com cota de assentamento de -8,0m. Nesta pesquisa serão utilizados seis tubulões instrumentados, com o objetivo de se obter as curvas de transferência de carga, bem como as parcelas de resistência da base e atrito lateral. Conjuntamente serão executados seis ensaios de placas em profundidade (-8,0m). Ensaios de campo e laboratório serão realizados para a obtenção dos parâmetros de resistência do solo, bem como a instrumentação com sondas de TDR (time Domain Refleçtometry) acompanharão a variação do teor de umidade in situ com vistas ao estudo do comportamento dos tubulões com a utilização de conceitos da teoria dos solos não-saturados. Provas de carga com inundação do solo permitirão quantificar a influência da colapsibilidade do solo na redução da capacidade de carga dos tubulões e das placas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNEIRO, Benedito Jose Imbiriba. Comportamento de tubulões à céu aberto, instrumentados, em solo não-saturado, colapsível. 1999. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.