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Desenvolvimento de kits óticos para demonstração no segundo grau

Processo: 98/00601-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de março de 2000
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Ricardo Josué Horowicz
Beneficiário:Jocemar Regina Cotrim Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óptica   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demonstracoes | Experiencias | Kits | Otica | Tecnologia

Resumo

Neste trabalho será desenvolvido um conjunta de "kits" experimentais para o ensino de ótica moderna em sala de aula. Em função do uso destes "kits" serão investigadas as seguintes questões: É possível ensinar ótica aos vários níveis (fim de primeiro grau, segundo grau e magistério) com conjuntos experimentais (kits)? Quais kits são necessários para o ensino dos diversos conceitos físicos básicos da ótica? Que outras habilidades são transmitidas pelo material? Qual o efeito do uso do material sobre o professor e sobre a escola? Qual o impacto dos kits no desempenho dos alunos? A participação dos professores na elaboração do material moderno (lasers etc.) melhora seu desempenho em sala de aula? A aluna participará ativamente de todas as etapas deste projeto. Especificamente, estará envolvida na elaboração dos Kits, procurando desenvolver um equipamento que permita a execução de um grande número de experimentos. Para isto serão analisados projetos anteriores temática semelhante, e haverá forte interação com professores da rede pública de segundo grau. Será investigada também a repercussão desta abordagem no desempenho do ensino. Cada kit se destina a um grupo de até quatro estudantes, e contém material para uma série de seis experimentos. O Professor receberá um "kit Professor", contendo material mais elaborado para demonstrações, com ênfase em ótica moderna, utilizando-se tecnologia contemporânea, inclusive informática, e serão coletados e/ou elaborados textos didáticos de apoio. As escolas associadas numa primeira fase se encontram nas cidades de São Paulo e Araraquara. Os materiais desenvolvidos serão avaliados pelos Professores e proponentes para revisão onde necessário. O projeto se diferencia de outros pois, além da ótica clássica, aborda também elementos da ótica contemporânea, incluindo experimentos com laser e fotodiodo. Estes experimentos permitem introduzir os conceitos modernos da ótica, permitindo também uma explicação simples de dispositivos óticos simples do dia a dia: portas automáticas, leitora de barras, CD-ROM, câmaras CCD etc. (AU)

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