Busca avançada
Ano de início
Entree

Estruturas de concreto com corrosao de armaduras: estudo comparativo da eficiencia de protecao de sistemas de reparo localizados.

Processo: 00/04672-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil
Pesquisador responsável:Silvia Maria de Souza Selmo
Beneficiário:Marcelo Henrique Farias de Medeiros
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argamassas | Corrosao De Armaduras | Macro-Celulas De Corrosao | Permeabilidade De Argamassas | Permeabilidade De Resinas

Resumo

O projeto objetiva comparar o desempenho global de sistemas de reparo localizados, para estruturas de concreto armado, complementando duas pesquisas já vinculadas à FAPESP, nas quais se estuda isoladamente a aderência de distintas argamassas de reparo, sobre diferentes substratos de concreto. O presente projeto caracterizará algumas dessas argamassas, três industrializadas e três preparadas em obra, quanto à sua permeabilidade a agentes agressivos (gás carbônico e íons cloretos) e compatibilidade eletroquímica, especificamente quanto à tendência ao desenvolvimento de macro-células de corrosão, em trechos de armadura não reparados, em um concreto de fck 20 MPa. Por fim, serão comparadas a eficiência de dois sistemas de proteção final a base de resinas, sobre quatro dessas argamassas, com o melhor e pior desempenho quanto à permeabilidade, de modo a se concluir sobre a importância de se especificar as suas propriedades isoladas ou o desempenho global do sistema de reparo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)