Busca avançada
Ano de início
Entree

Repercussões psicológicas do transplante de medula óssea: um estudo comparativo entre irmãos doadores e não doadores

Processo: 00/01464-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Érika Arantes de Oliveira-Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Doadores vivos   Transplante de medula óssea   Família (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Psicologica | Doadores Relacionados | Familia | Transplante De Medula Ossea

Resumo

O transplante de medula óssea (TMO) é um procedimento que vem sendo utilizado no tratamento de diversos tipos de neoplasias e doença hematológicas malignas. O transplante alogênico exige a participação ativa de um membro do núcleo familiar, geralmente um irmão, que fica com o encargo da doação da medula óssea. O objetivo principal do presente estudo é o de analisar as repercussões psicológicas do TMO nestes irmãos doadores comparados com irmãos que não puderam efetuar a doação. A amostra será composta por dez sujeitos, distribuídos em dois grupos: grupo A, composto pelos irmãos doadores e o grupo B, pelos irmãos não-doadores. Os instrumentos aplicados serão: duas entrevistas, duas técnicas projetivas (Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister e Procedimento do Desenho de Família com Estórias), dois Inventários (Inventário de Ansiedade Traço-Estado e Inventário de Sintomas de Stress de Lipp) e por uma Escala (Escala Multidisciplinar de Locus Controle de Leverson). A coleta de dados ocorrerá em três momentos: antes da seleção do doador; ao se conhecer o doador e imediatamente após a doação. O trabalho de cotação dos dados realizar-se-á segundo as recomendações específicas de cada instrumento. As entrevistas serão transcritas e em suas análise serão utilizadas um# abordagem qualitativa (a análise de conteúdo temática). Efetuar-se-á finalmente uma análise comparativa de ambos os grupos para a discussão dos resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA-CARDOSO, ERIKA ARANTES; DOS SANTOS, MANOEL ANTONIO; MASTROPIETRO, ANA PAULA; VOLTARELLI, JULIO CESAR. Bone Marrow Donation from the Perspective of Sibling Donors. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 18, n. 5, p. 8-pg., . (00/01464-0)