Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da verticalizacao de molares superiores pos-distalizacao realizada pelo aparelho "pendulum" em pacientes em tratamento ortodontico com aparelho fixo.

Processo: 00/01271-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Renato Rodrigues de Almeida
Beneficiário:Fernanda Angelieri
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Verticalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aparelho Pendulum | Classe Ii | Distalizacao | Tratamento Sem Extracao | Verticalizacao

Resumo

O objetivo deste projeto é apresentar uma pesquisa que servirá como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ortodontia. A pesquisa avaliará as alterações sagitais e verticais dos dentes primeiro molar superior, primeiro pré-molar superior e incisivo central superior, além de variações na altura facial ântero-inferior e posição mandibular, num período de seis meses após a distalização dos molares superiores ser realizada pelo aparelho "Pendulum". Para isso, serão selecionados 35 pacientes da Clínica de Pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru, seguindo os seguintes critérios: 1) todos foram submetidos a tratamento corretivo da relação molar Classe II, através da distalização dos molares superiores; 2) relação molar Classe I, com sobrecorreção de 2mm. Os pacientes foram tratados com o aparelho "Pendulum" para distalização dos molares superiores, por um período aproximado de cinco meses. Após a remoção do aparelho "Pendulum", um Botão Palatino de Nance, para fins de contenção, foi instalado e a mecânica com aparelho fixo teve início. A avaliação das alterações ocorridas posteriormente ao uso do aparelho "Pendulum" serão observadas através de telerradiografias em norma lateral, obtidas imediatamente e seis meses após a distalização dos molares superiores. Com isso, será possível estabelecer os verdadeiros efeitos deste aparelho no decorrer do tempo, bem como da estabilidade de resultados que o mesmo proporciona. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANGELIERI, Fernanda. Avaliação cefalométrica pós-distalização realizada por meio do aparelho Pendulum, em pacientes em tratamento ortodôntico com aparelho fixo. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.