Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodessulfatação com posterior redução biológica do sulfeto em reatores descontínuos aplicados no tratamento de águas residuárias com elevadas concentrações de sulfato

Processo: 00/11207-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Ariovaldo José da Silva
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Enxofre   Sulfatos   Sulfetos   Desinfecção de águas residuárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodessulfatacao | Enxofre | Reatores | Reducao | Sulfato | Sulfeto

Resumo

Água residuária sintética contendo sulfato em concentrações variadas será submetida ao processo de redução de sulfato (sulfetogênese) em reatores descontínuos. O reator sulfetogênico será recheado com material suporte a ser selecionado mediante ensaio de imobilização de bactérias redutoras de sulfato com quatro tipos distintos, espuma de poliuretano, pelets de polietilento reciclado, carvão vegetal e argila expandida (Cinasita). Sequencialmente, o efluente do reator sulfetogênico será tratado em reator descontinuo, inicialmente sem nenhum suporte de imobilização, para que parte do sulfeto gerado seja reduzido biologicamente a enxofre elementar. A sulfetogênese será estimulada através da adição de etanol em dosagem a ser otimizada. O controle dos processos citados será feito através de análises físico-químicas e microbiológicas, a serem realizadas no laboratório de processos anaeróbios da Escola de Engenharia de São Carlos. A metodologia analítica a ser seguida para a determinação de cada parâmetro de controle será em conformidade com o Standard Methods For Examination of Water and Wastewater 19Th Edition, 1995. Outras metodologias poderão ser adotadas de acordo com as necessidades futuras. O resultado esperado é que as concentrações de sulfato total e sulfeto total na água residuária tratada obedeçam os limites estabelecidos para emissão, pela Resolução CONAMA no. 20 de 1986. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ariovaldo José da. Biodessulfatação com posterior oxidação parcial do sulfeto em reatores operados em bateladas seqüenciais. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.