Busca avançada
Ano de início
Entree

Transporte hidráulico de misturas sólido-líquido

Processo: 95/09549-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1996
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1996
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Fazal Hussain Chaudhry
Beneficiário:Alberto Carlos de Melo Lima
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fluxo dos fluidos   Turbulência   Fluidos não newtonianos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuicao De Velocidade | Escoamento De Lama Em Tubos | Escoamento Horizontal De Lama | Escoamento Turbulento | Fator De Atrito | Fluido Nao-Newtoniano

Resumo

Verificou-se da literatura, que perfis de velocidade e fator de atrito de fluidos não-Newtonianos em escoamentos turbulentos podem ser desenvolvidos de forma semi-empírica a partir das formulações Newtonianas. Muitas das correlações que os determinam são empíricas e ocasionalmente baseadas em suposições, devido à complexidade em se determinar seus parâmetros (pois, para cada tipo de mistura há um método adequado para sua determinação). Os estudos de perfis de velocidade e fator de atrito para fluidos não-Newtonianos puramente viscosos foram feitos, generalizando-se o Número de Reynolds, com base na reologia do fluido não-Newtoniano. No âmbito geral, essas correlações existentes entre perfis de velocidade e fator de atrito, tanto podem depender das características reológicas dos fluidos ensaiados quanto da natureza da parede da tubulação testada. Para estabelecer bases mais sólidas para se obter formulações fidedignas, esta pesquisa visa a conduzir experimentos de laboratório sobre perfis de velocidade de misturas não-Newtonianas escoando em tubos, com elevadas concentrações, utilizando como mistura a lama de bentonita, comumente empregada nos processos de perfuração de poços de água subterrânea. Na determinação dos perfis de velocidade será utilizado tubo de pitot acoplados às transdutores diferencias de pressão. Espera-se por meio desta pesquisa testar a validade de algumas formulações recentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Alberto Carlos de Melo. Transporte hidráulico de misturas bentonita-água em condutos forçados. 1996. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.