Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnostico e monitoramento da gestacao em macaco-da-noite (aotus infulatus) pela tecnica de avaliacao ultra-sonografica em modo-b.

Processo: 02/06435-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Wilter Ricardo Russiano Vicente
Beneficiário:Frederico Ozanan Barros Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Ultrassonografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aotus | Embrionario | Fetal | Gestacao | Primatas Nao-Humanos | Ultra-Sonografia

Resumo

A manutenção da biodiversidade no planeta tem sido uma preocupação mundial. Os macacos-da-noite, pertencente ao gênero Aotus, são muito utilizados em pesquisas biomedicas de malária, câncer e fisiologia da visão. Entretanto, são pouco estudados sob a ótica da reprodução animal. O uso crescente de primatas gestantes e de seus fetos na pesquisa científica, torna importante à descrição do crescimento e do desenvolvimento fetal. O presente estudo tem por finalidade diagnosticar a gestação de macacos-da-noite (Aotus infulatus), mantidos em cativeiro, através da técnica de ultra-sonografia em modo-B, estudar o início do período gestacional nesta espécie, estabelecer e correlacionar parâmetros de crescimento embrionário/fetal com a idade gestacional. Para isso, serão utilizadas dez fêmeas de macacos-da-noite (Aotus infulatus) provenientes do Centro Nacional de Primatas, órgão ligado à Fundação Nacional de Saúde. O desenvolvimento embrionário será avaliado através do comprimento da vesícula gestacional (VG). A mensuração do diâmetro da vesícula, em plano transversal. O tamanho da VG será calculado através da média de duas medidas (céfalo-caudal e ventrodorsal). O comprimento máximo (CM) será determinado através da determinação da medida do CM do embrião/feto. Todos os exames seguirão uma seqüência de anotações em duas fichas, adaptadas da ficha de ultra-som obstétrico utilizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP - SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Frederico Ozanan Barros. Avaliação uterina e diagnóstico da gestação em macaco-da-noite (Aotus azarai infulatus) por ultra-som em modo-B. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.