Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de anisotropia magnetica em multicamadas ultrafinas de co/pd.

Processo: 97/00693-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1997
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Edson Corrêa da Silva
Beneficiário:Jose Alexandre Romano
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anisotropia De Superficie | Multicamadas Magneticas | Ressonancia Ferromagnetica

Resumo

O tema central da tese de doutoramento que venho desenvolvendo é sobre o estudo de propriedades magnéticas de multicamadas ultrafinas (ML's) de Co/Pd por ressonância ferromagnética (FMR). A importância desta técnica no estudo e caracterização de filmes finos e ultrafinos já é bem reconhecida [1-5]. Aliada à FMR, e não menos importante, temos a PM-FMR (photothemally modulated ferromagnetic resonance) cuja importância no mapeamento e distribuição da magnetização tem sido comprovada [6-8]. Nosso estudo é motivado pela busca de um entendimento dos mecanismos que ocorrem em sistemas de multicamadas metálicas causando um elevado aumento da anisotropia magnética. Quando a espessura da camada de Co é de apenas algumas camadas atômicas, a magnetização passa a ter um eixo fácil perpendicular ao plano do filme. O aumento desta anisotropia pode ser explicado, em alguns casos, pelo modelo sugerido por Néel que atribui este aumento à simetria reduzida nas vizinhanças de um átomo na superfície ou, ainda, nas interfaces da camada magnética. No entanto, esta é uma questão ainda em aberto e a origem microscópica desta anisotropia de interface ainda não é clara [9]. Experimentos de FMR em multicamadas de Co/Pd e Co/Pt relatados na literatura acusam o aparecimento de um modo adicional cuja origem também não é bem entendida [2-4]. No sentido de contribuir para a elucidação destas questões, estamos estudando amostras com diferentes relações de espessuras entre os átomos de Co e Pd. Um conjunto das amostras sofreu implantação de Ar+ a diferentes dosagens (1x1013 a 1x1015 íons/cm2) com o objetivo de determinar a contribuição das interfaces na anisotropia magnética. Outro conjunto sofreu tratamento térmico, a diferentes temperaturas, a fim de determinarmos à influência deste tratamento na anisotropia magnética e estrutura das multicamadas e ainda com o objetivo de estudar a contribuição das interfaces. As mesmas amostras que foram depositadas em substrato de Si (111), foram também, durante a mesma preparação, depositadas em substrato de vidro, a fim de estudarmos se há alguma influência do substrato nas propriedades magnéticas do sistema multicamada. Além destas amostras, medimos também multicamadas de Co/Ag, que possuem uma anisotropia adicional no plano do filme, e tentamos também explicar sua origem. Além da FMR, utilizaremos também VSM (vibrating sample magnetometer), raio-X e SMOKE (surface magneto-optic Kerr effect) como técnicas subsidiárias. Além do tema central que norteia a presente tese, também estudamos, como um apêndice, a forma da linha obtida na PM-FMR e conseguimos observar a transição ferro-paramagnética do gadolíneo [10]. Em um trabalho que está sendo redigido, mostramos as informações que podem ser extraídas da forma de linha na PM-FMR além daquelas obtidas com a técnica convencional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMANO, Jose Alexandre. Ressonância ferromagnética aplicada ao estudo da anisotropia magnética em multicamadas de Co/Pd. 1997. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Campinas, SP.