Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise de narrativas de criancas de rua.

Processo: 95/01081-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1995
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1997
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Leda Verdiani Tfouni
Beneficiário:Alessandra Fernandes Carreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Desenvolvimento   Narrativa   Imaginário   Autoria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoria | Criancas | Desenvolvimento | Imaginario | Narrativas | Silenciamento

Resumo

Este projeto de pesquisa de mestrado tem por objetivo analisar narrativas de crianças de rua institucionalizadas. Para isso, considerar-se-á o discurso narrativo enquanto meio de instalação da subjetividade, que traz consigo experiências pessoais, julgamentos sobre o mundo, valores, etc.; o que permite que o sujeito organize sua simbolização particular. Dentro desta discussão, será focalizada a função-Autor do narrador, uma vez que este último (re)organiza ativamente as estórias enquanto as conta. A importância do discurso narrativo no desenvolvimento também será focalizada, sobretudo do ponto de vista sóciointeracionista. Relacionando estes tópicos à dura realidade das crianças de rua, pretende-se investigar a constituição da função-Autor, os lugares de (re)significação de experiências pessoais, elementos que determinem a emergência do imaginário e o silenciamento sofrido por estas crianças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)