Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacoes microbianas (alga e bacterias) e seus efeitos na eficiencia de um sistema de lagoas de estabilizacao.

Processo: 01/08469-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Calijuri
Beneficiário:Patricia Bortoletto de Falco Perna
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias heterotróficas   Matéria orgânica   Lagoas de estabilização   Algas   Interações microbianas   Tratamento biológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algas | Bacterias Heterotroficas | Interacoes Microbianas | Lagoas De Estabilizacao | Materia Organica | Tratamento Biologico

Resumo

Nos sistemas de lagoas de estabilização, o tipo de tratamento predominante para a remoção de matéria orgânica é o biológico. Sendo assim, o estudo da comunidade microbiana é fundamental para o entendimento dos processos envolvidos na estabilização da matéria orgânica e, conseqüentemente, na eficiência destes sistemas. O objeto deste estudo será o sistema de lagoas de estabilização do Município de Novo Horizonte, Estado de São Paulo, fevereiro de 1999 que trata 100% do esgoto do município desde fevereiro de 1999, através do tratamento biológico anaeróbio e aeróbio, sendo constituído por três lagoas (sistema australiano). O objetivo principal será avaliar a dinâmica dos microrganismos envolvidos no tratamento de afluente de esgoto doméstico referente, principalmente, às interações das algas e bactérias na utilização direta ou indireta do substrato (matéria orgânica). A avaliação dos dois grupos de microrganismos será feita através da determinação da densidade, da diversidade e da taxa de produção de biomassa, com a utilização de métodos moleculares. Assim, poder-se-á propor a otimização deste sistema de forma a minimizar os custos e maximizar a eficiência, para garantir a qualidade do corpo d'água receptor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIANA CRISTINA POLI MIWA; PATRÍCIA BORTOLETTO DE FALCO; MARIA DO CARMO CALIJURI. Avaliação de métodos espectrofotométricos para determinação de proteína em amostras de lagoas de estabilização. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 13, n. 2, p. 236-242, . (02/00684-2, 01/08469-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERNA, Patricia Bortoletto de Falco. Estrutura da comunidade microbiana (algas e bactérias) em um sistema de lagoas de estabilização em duas escalas temporais: nictemeral e sazonal. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.