Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao hemodinamica e respiratoria da infusao continua de propofol, propofol-quetamina racemica e propofol quetamina-s em caes. estudo experimental.

Processo: 00/14216-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Silvia Renata Gaido Cortopassi
Beneficiário:Tatiana Regina Intelizano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propofol   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cao | Infusao Continua | Propofol | Quetamina Racemica | Quetamina-S

Resumo

Serão utilizados 21 cães sem raça definida, adultos, fêmeas, peso variando de 15 a 20 kg, provenientes do canil da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Todos os animais serão anestesiados com isofluorano em oxigênio a 50%. Após a estabilização da anestesia, os animais serão colocados em decúbito dorsal e será realizada a dissecção da veia e artéria femoral para a introdução de cateter. Será realizada anestesia infiltrativa na face medial do membro pélvico. Decorridos 60 minutos da interrupção da anestesia serão coletados valores controle dos parâmetros analisados: parâmetros hemodinâmicos, respiratórios e metabólicos. Após a obtenção desses valores, os animais serão distribuídos em três grupos experimentais designados I, II e III. Os animais do grupo I receberão propofol na dose de 6,0 mg/kg através da via intravenosa e posteriormente através de infusão contínua na dose de 0,8 mg/kg/min. mais do grupo II receberão propofol na dose de 4,0 mg/kg e quetamina na dose de 1,0 mg/kg; a manutenção da anestesia será realizada com infusão contínua de propofol 0,5 mg/kg/min e quetamina racêmica 0,2 mg/kg/min. O grupo III receberá propofol na dose 4,0 mg/kg e quetamina-S na de 0,5 mg/kg e a manutenção da anestesia será realizada com infusão contínua de propofol 0,5 mg/kg/min e quetamina-S 0,1 mg/kg/min. Após os animais apresentaram satisfatório plano anestésico-cirúrgico será iniciada cirurgia de ovário-salpingo-histerectomia (OSH). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)