Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos histopatologicos, morfometricos e estereologicos de formulacoes dermocosmeticas contendo acido ascorbico ou derivados.

Processo: 96/01993-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1996
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1998
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos
Beneficiário:Gisele Mara Silva Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido ascórbico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Ascorbico

Resumo

A área cosmética/dermatológica atual tem orientando-se para a pesquisa de novos ativos. Entre estes, o Ácido Ascórbico vem ganhando notoriedade. O emprego do Ácido Ascórbico em formulações cosméticas tem sido limitado devido à baixa estabilidade química que apresenta em tais formulações. Como seus efeitos são altamente desejáveis, em particular a promoção da síntese de colágeno, buscou-se novos ativos que o substituíssem nestas formulações e possibilitando, dessa forma, o benefício de sua utilização. Os derivados do Ácido Ascórbico são quimicamente mais estáveis. Porém, até o presente momento, a sua utilização tem sido baseada em observações clínicas, não havendo trabalhos científicos que comprovem que os seus efeitos farmacodinâmicos sejam análogos aos da vitamina C livre. Sendo a penetração cutânea e a estabilidade destes ativos influenciadas pelos veículos nos quais são adicionados, além de exigências essenciais para o seu efeito, o processo de desenvolvimento e seleção destas formulações é de fundamental importância. O presente trabalho tem por objetivo avaliar comparativamente a estabilidade e a eficácia de derivados do Ácido Ascórbico (Fosfato de Ascorbil Magnésio, Ácido Pirrolidônico Carboxílico Ascorbil Magnésio e Ácido Ascórbico associado com tirosina e sulfato de zinco), na prevenção do envelhecimento cutâneo via estimulação da síntese de colágeno, veiculados em formulações dermocosméticas, empregando-se de estudos histopatológicos, morfométricos e estereológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)