Busca avançada
Ano de início
Entree

Constituição da posição de autor no desenvolvimento do discurso narrativo ficcional escrito

Processo: 92/04614-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1993
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1995
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Claudia Thereza Guimaraes de Lemos
Beneficiário:Eduardo Calil de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Autoria   Análise do discurso   Análise de texto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoria | Posicoes Discursivas | Processo De Desenvolvimento

Resumo

Este trabalho pretende investigar, a partir de um recorte no desenvolvimento da linguagem escrita, o processo de constituição da posição de "autor" na narrativa ficcional percorrido por duas crianças. Norteado pela reflexão realizada sobre a noção de "autoria" na análise do discurso de linha francesa e, portanto, assumindo uma perspectiva linguístico-discursiva, analisarei a produção textual destes sujeitos - dos 6 aos 8 anos - de uh ponto de vista processual. A escolha da modalidade escrita supõe que há uma certa especificidade no discurso narrativo escrito relativamente ao discurso oral na medida em que está implicado no ato de escrever e particularmente, na posição discursiva de "autor" uma relação do sujeito com a escrita diferenciada daquela com a oralidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Eduardo Calil de. Autoria: (e) feito de relações inconclusas ( um estudo de praticas de textualização na escola). 1995. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.