Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos possíveis mecanismos envolvidos na regulação do gene Opaco2

Processo: 94/02991-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1994
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Adilson Leite
Beneficiário:Andre Luiz Vettore de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Fatores de transcrição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bzip | Gene Opaco2 | Proteina Opaco2

Resumo

Durante o mestrado, isolamos e caracterizamos clones genômicos e de cDNA do gene opaco2 de Coix lacryma-jobi. A proteína Opaco2 é um transativador transcricional dos genes de α-prolaminas. Esta proteína possui um motivo bZIP, o qual apresenta apresenta dois domínios distintos: O "zipper" de leucinas, responsável por interações com outras proteínas, promovendo dimerizações, e o domínio básico, uma região adjacente ao "zipper" de leucinas, rica em aminoácidos básicos, responsável pelo reconhecimento e ligação com o sítio-alvo no DNA (Pabo & Sauer, 1992). O domínio básico parece estar também relacionado com o transporte da proteína O2 para o interior do núcleo celular (Varagona et al., 1991). Durante o doutoramento nos propomos a identificar o início de transcrição do gene opaco2, e estudaremos seu promotor através de Testes de Expressão Transiente com fragmentos da região promotora obtidos através de Deleções Unidirecionais com Exonuclease III. A proteína Opaco2, reconhece sítios-alvo diferentes nos genes de α-prolaminas de milho e de Coix. Para determinar qual dos sítios-alvo é o sítio preferencial tentaremos determinar a constante de afinidade da proteína O2 para cada um destes sítios através de ensaios de "Gel-Shift". Produziremos, ainda, proteína Opaco2 recombinante em bactérias para investigar a possibilidade desta proteína sofrer algum tipo de regulação mediada por fosforilação e para caracterização dos diferentes domínios desta proteína. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Andre Luiz Vettore de. O ativador transcricional opaco2: analise de seu promotor e efeito da fosforilação do seu dominio bZIP na interação proteina : DNA. 1998. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.