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Formacao de professores e escola normal: a biologia necessaria.

Processo: 99/00140-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1999
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno
Beneficiário:Luciana Maria Viviani
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Magistério   História das disciplinas escolares   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Educaconal | Formacao De Professores | Historia Das Disciplinas | Magisterio

Resumo

Este projeto refere-se à investigação do processo de evolução da disciplina Biologia Educacional no âmbito dos cursos da Escola Normal paulista, como requisito necessário para a formação de professores. Pretende-se estudar a gênese e o desenvolvimento desta disciplina num dado momento histórico e social, como um processo ativo de construção, utilizando como referencial teórico, entre outros, a produção de André Chervel. A intenção é também verificar a relação deste processo com o conhecimento científico disponível à época, os objetivos sociais e culturais da Escola Normal para a formação de professores, e a atuação de diferentes grupos de interesses sociais, políticos e profissionais. Este trabalho será elaborado mediante um levantamento bibliográfico de estudos históricos pertinentes, análise de textos oficiais, livros didáticos, periódicos e outros documentos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIVIANI, L. M.; BUENO, B. O. . A biologia educacional nas escolas normais paulistas: uma disciplina da eficiência física e mental. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 1, p. 43-65, . (99/00140-8)