Busca avançada
Ano de início
Entree

Construcao de um modelo conceitual de dissipacao da onda gravitacional devido ao efeito da vegetacao submersa.

Processo: 02/11363-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Geraldo de Freitas Maciel
Beneficiário:Joel Roberto Guimarães Vasco
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Ondas gravitacionais   Análise experimental   Vegetação   Análise numérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Experimental | Analise Numerica | Equacoes De Boussinesq | Ondas Gravitacionais | Vegetacao

Resumo

Sabe-se que a vegetação aquática submersa e semi-submersa altera as condições de escoamentos nos leitos de rios, lagos e águas costeiras, afetando drasticamente o destino e o transporte dos sedimentos, nutrientes, contaminantes, oxigênio dissolvido e o sistema da fauna aquática, com reflexos sobre a própria flora aquática. Em muitos casos, essa vegetação serve como barreira, ou proteção marginal contra erosão, sendo utilizada em hidrovias, pois amortecem o escoamento e eventualmente ondas geradas por embarcações. A proposta desse mestrado é investigar, experimentalmente e ainda em nível de pesquisa básica, um modelo conceitual de dupla camada que deverá consistir em um escoamento potencial acima e abaixo do topo da vegetação submersa, considerando na zona intermediária ou de interface um escoamento rotacional e turbulento que deverá ser medido e visualizado. Uma vez conhecido o modelo de atenuação (a partir de ensaios em canal de ondas e medições de amplitude e energia), este poderá ser utilizado nas equações da "classe Boussinesq". A adequabilidade do modelo, no contexto desta proposta, será verificada a partir de uma análise comparativa entre os resultados teóricos (com base em modelo simples) e experimentais. As simulações da vegetação (plantas) serão feitas a partir de hastes (rígidas e flexíveis) e por fim com "plantas fixadas" numa base no fundo do canal de ondas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERMANO DE OLIVEIRA MATTOSINHO; GERALDO DE FREITAS MACIEL; FABIANA DE OLIVEIRA FERREIRA; ADRIANA SILVEIRA VIEIRA; YURI TAGLIERI SÁO. Modelo de acoplamento meteorológico-hidrodinâmico para navegação interior segura em trechos de hidrovias em reservatórios de barragens, usando um banco de dados escasso. RBRH, v. 27, . (07/53029-5, 02/11363-2)
MATTOSINHO, GERMANO DE OLIVEIRA; MACIEL, GERALDO DE FREITAS; FERREIRA, FABIANA DE OLIVEIRA; VIEIRA, ADRIANA SILVEIRA; SAO, YURI TAGLIERI. Meteorological-hydrodynamic model coupling for safe inland navigation of waterway stretches in dam reservoirs, using a scarce database. RBRH-REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HIDRICOS, v. 27, p. 11-pg., . (02/11363-2, 07/53029-5)