Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao dos valores normais da densidade ossea do radio em caes atraves da tecnica de densitometria optica radiografica: correlacao entre o peso, sexo e idade.

Processo: 98/13419-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Vulcano
Beneficiário:Ana Carolina da Rocha Leal
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Densitometria óssea   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caes | Densitometria Ossea

Resumo

As técnicas de densitometria óssea vêm sendo cada vez mais difundidas e aprimoradas na medicina humana, onde sua importância está relacionada principalmente ao risco de fraturas em mulheres na menopausa devido à osteoporose. Na medicina veterinária, o estudo da densitometria óssea ainda é pouco explorado, e nos poucos relatos encontrados na literatura, foram utilizados equipamentos de alto valor comercial. A padronização de uma técnica de fácil implantação e baixo custo, como é a técnica da densitometria óptica radiográfica, faz-se necessária para uma avaliação mais detalhada da estrutura óssea dos pequenos animais. Uma vez determinados os valores normais em cães, estes poderão ser utilizados para comparação, com os valores obtidos de animais com doenças causadoras de osteopenia; para monitorização da evolução do quadro clínico após a instituição de um esquema terapêutico, e para avaliação da formação de calo ósseo nas regiões de reparação das fraturas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)