Busca avançada
Ano de início
Entree

Oxido binario de sio2/tio2 e fosfato de titanio(iv) suportado sio2/tio2/hpo4: preparacoes, caracteristicas e aplicacoes.

Processo: 97/11346-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1998
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Yoshitaka Gushikem
Beneficiário:Ana Mauriceia Castellani
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processo sol-gel
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Oxido Binario Silica-Titania | Processo Sol-Gel

Resumo

O presente projeto tem como primeiro objetivo estudar a preparação do óxido binário SiO2/TiO2 pelo processo sol-gel. Este método permite obter um material com um alto grau de dispersão das partículas do óxido metálico no interior da matriz. Outras características agregadas referem-se à alta estabilidade térmica e química, elevada homogeneidade e porosidade do óxido binário obtido por este processo. Como segundo objetivo, pretende-se obter o fosfato de titânio(IV) suportado nesta matriz a partir do SiO2/TiO2 obtido anteriormente, pela imersão do mesmo em uma solução do H3PO4. Com isto pretende-se obter um fosfato de titânio(IV) com capacidade elevada de troca protônica, alem de ser mecanicamente mais resistente em relação ao fosfato de titânio puro, normalmente obtido em forma de um pó amorfo de difícil manipulação. Como último objetivo deste projeto deveremos imobilizar o MFcTs (M = Co2+, Fe2+, FcTs = ftalocianina tetrassulfonada) e MPP (M = Co2+, PP = tosilato de 5,10,15,20-tetrakis(1-metil-4piridil)-21-H,23H porfirina) em SiO2/TiO2 e SiO2/TiO2/HPO4, respectivamente, e investigar as propriedades mediadoras de elétrons das espécies eletroativas adsorvidas. Temos especial interesse em desenvolver sensores químicos, particularmente para oxigênio dissolvido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTELLANI, Ana Mauriceia. Imobilização de compostos porfirinicos e de ftalocianina em matrizes silica-titania obtidas pelo processo sol-gel: caracterização e aplicação como sensor de oxigenio. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.