Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de metodologia rápida e de baixo custo para o monitoramento de metais pesados em amostras reais de reservatórios hídricos, águas de chuva e em soro sanguíneo

Processo: 00/10384-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lucio Angnes
Beneficiário:Eduardo Mathias Richter
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Água de chuva   Reservatórios de água   Metais pesados   Voltametria de redissolução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agua De Chuva | Discos Compactos Gravaveis | Metais Pesados | Redissolucao Anadica | Reservatorios Hidricos | Soro Sanguineo

Resumo

No presente projeto busca-se o desenvolvimento de metodologias rápidas e baratas para o monitoramento de espécies metálicas, dentre as quais, cobre, mercúrio e chumbo em águas de reservatórios hídricos e em águas de chuvas e de mercúrio em soro sangüíneo. Deverão ser desenvolvidas metodologias analíticas para a abertura rápida de amostras e análise destes íons, com ênfase aos métodos voltamétricos (redissolução anódica voltamétrica e potenciométrica). Nestes estudos, serão explorados os novos sensores de baixo custo (descartáveis) construídos ao longo do mestrado do candidato, (em etapa de conclusão) que utilizou os finos filmes de ouro presentes em CD-R (discos compactos graváveis) para análises voltamétricas. Dentre os diversos estudos realizados, destacam-se a possibilidade da utilização dó filme de ouro na construção de eletrodos de tamanhos variáveis e sua adaptação em células de injeção em fluxo, já tendo sido desenvolvidos e otimizados métodos para análise de íons cobre com a utilização de células convencionais e de mercúrio associado a método por injeção em fluxo, ambos associados à técnica de redissolução potenciométrica (stripping potenciométrico à corrente constante), alcançando-se limites de detecção na faixa de 30 e 250 ng L-1, respectivamente. Estudos mais recentes para análise de mercúrio em células estacionárias permitiram que limites na faixa de 50 ng L-1 fossem alcançadas. Esta experiência prévia será de grande valia nos estudos futuros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AUGELLI‚ M.A.; ABARZA MUNOZ‚ R.A.; RICHTER‚ E.M.; GOUVEIA JUNIOR‚ A.; ANGNES‚ L.. Chronopotentiometric stripping analysis using gold electrodes‚ an efficient technique for mercury quantification in natural waters. Electroanalysis, v. 17, n. 9, p. 755-761, . (01/11271-8, 00/10384-0)
AUGELLI‚ MA; MUNOZ‚ RAA; RICHTER‚ EM; CANTAGALLO‚ MI; ANGNES‚ L.. Analytical procedure for total mercury determination in fishes and shrimps by chronopotentiometric stripping analysis at gold film electrodes after microwave digestion. Food Chemistry, v. 101, n. 2, p. 579-584, . (01/11271-8, 00/10384-0)
EDUARDO M. RICHTER; ADALGIZA FORNARO; CLAUDIMIR L. DO LAGO; LÚCIO ANGNES. Avaliação da composição química de águas do Sistema Guarapiranga: estudo de caso nos anos de 2002 e 2003. Química Nova, v. 30, n. 5, p. 1147-1152, . (00/10384-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RICHTER, Eduardo Mathias. \Desenvolvimento de novos sensores a partir de CD-Rs para análise voltametrica e de métodos de eletroforese capilar para monitoramento de íons em águas\. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.