Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações sobre crenças e representações dos professores do ensino fundamental a respeito do construtivismo

Processo: 00/06329-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Antonio dos Santos Andrade
Beneficiário:Patricia Rossi Carraro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Construtivismo (educação)   Formação continuada do professor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construtivismo | Ensino Fundamental | Pensamento Do Professor

Resumo

O Construtivismo, fruto da contribuição de Jean Piaget e Lev S. Vygotsky, vem sendo amplamente divulgado e adquirindo grande importância no ensino e aprendizagem, tendo se tomado a base teórica dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Uma outra grande influência nesta área é a linha de pesquisa "pensamento do professor", cuja contribuição se faz sobretudo para a formação contínua dos docentes. Com a contribuição destes dois referenciais, o presente projeto se propõe a investigar, numa abordagem interpretativa, as crenças e representações dós professores do Ensino Fundamental a respeito do Construtivismo. Será desenvolvido com 40 professores de escolas da Rede Pública. Consistirá na realização de duas entrevistas: a primeira de contextualização, que tratará da formação, história e prática profissional dos professores; e a segunda entrevista, sendo temática, Investigará as crenças e representações em relação ao Construtivismo. Para analisar os resultados das entrevistas, a serem gravadas e transcritas literalmente, será efetuada a Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARRARO, Patricia Rossi. Crenças e representações dos professores sobre o construtivismo, os parâmetros currículares nacionais (PCN) e as inovações pedagógicas no contexto das diretrizes propostas para o ensino fundamental a partir da nova LDB. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.