Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do sexto ligante no estado de "spin" e na reatividade do ferro heminico de citocromo "c" com peroxido. um estudo comparativo entre citocromo "c" e microperoxidases penta- e hecoordenada.

Processo: 01/11605-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Iseli Lourenço Nantes Cardoso
Beneficiário:Tatiana Prieto
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Assuntos Comunitários. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Lipossomos   Citocromos c   Peróxidos   Micelas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocromo C | Especies Excitadas | Lipossomos | Micelas | Microperoxidases | Peroxidos

Resumo

Objetivando direcionar nossos estudos para o papel do estado de spin do ferro hemínico na reatividade de citocromo c, partimos para o estudo da reação de microperoxidases com peróxidos. As microperoxidases são produto da digestão proteolítica de citocromo c. Não possuindo o sexto ligante, o ferro hemínico, neste caso, exibe maior reatividade com peróxidos em comparação com citocromo c em diversos meios. A partir destes dados, pretendemos estudar a interação com interfaces carregadas e a reatividade de microperoxidases hexacoordenadas com diferentes ligantes. Serão utilizados como ligantes metioniona N-acetilada, lisina N-acetilada no grupo alfa-amino, glicina, imidazol e bipiridina, com base na série espectroscópica para a capacidade de promover o desdobramento dos orbitais d do ferro. Em todas estas condições, determinaremos o estado de spin e a reatividade com peróxidos. O estado de spin será determinado por (EPR). A reatividade com peróxidos será determinada através do "bleaching" da banda Soret acompanhada por espectroscopia UV-visível e dicroísmo circular magnético. Investigaremos também, o consumo de oxigênio, a quimioluminescência e a produção de radicais livres. Através de EPR e dicroísmo circular magnético serão analisadas as alterações de simetria decorrentes da associação de microperoxidases hexacoordenadas com interfaces carregadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)