Busca avançada
Ano de início
Entree

Elementos para uma reflexão sobre arte e educação através da Teoria Crítica

Processo: 98/07808-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:José Leon Crochíck
Beneficiário:Sueli Soares dos Santos Batista
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Artes   Teoria crítica   Teoria estética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Educacao | Estetica | Formacao | Teoria Critica

Resumo

Nosso objetivo é contrapor a Teoria Crítica à produção teórica-prática dos interessados em arte e educação a partir de documentos produzidos por estes sujeitos, tais como: teses recentes sobre arte e educação, os Anais do Primeiro Seminário sobre o Papel da Arte no Processo de Socialização e Educação de Crianças e Jovens realizado na Unicsul em 1994 e os Parâmetros Curriculares Nacionais publicados pelo Ministério da Educação e Desportos em 1997. As questões que nortearam a tarefa primordial a ser empreendida por este projeto de pesquisa foram a de como tem sido concebida a relação da arte com a educação e se é possível - radicalizar as potencialidades críticas desta relação. Sendo orientado pela Teoria Crítica, ao pensar a arte como saber, esse trabalho leva em consideração a crítica dialética da cultura, a educação para emancipação, as possibilidades de uma experiência estética nas atuais condições objetivas em que há o domínio da indústria cultural. Conforme considerou T. W. Adorno, a Teoria Crítica refletindo sobre a arte poderia dinamizar uma discussão em torno da sociologia da arte diretamente relevante para a sociologia da educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)