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Sobre a resistencia ao fraturamento de concretos reforcados com fibras metalicas.

Processo: 97/13013-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Tulio Nogueira Bittencourt
Beneficiário:Luiz Eduardo Teixeira Ferreira
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Concreto reforçado com fibras   Tenacidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concreto Reforcado | Fibras Metalicas | Fraturamento | Tenacidade

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por principal objetivo a proposição de uma investigação numérico-experimental dos procedimentos laboratoriais utilizados na obtenção do parâmetro de Tenacidade ao Fraturamento, KIc, do Concreto Simples e do Concreto Reforçado com Fibras Metálicas, enquanto provável propriedade característica dos materiais referidos. Os diversos aspectos teóricos e tecnológicos envolvidos nos ensaios de Tenacidade ao Fraturamento que utilizam corpos de prova cilíndricos do tipo Short rod, propostos pela ISRM (International Society of Rock Mechanics) para ensaios com rochas e pela ASTM (American Society for Testing and Material) para materiais metálicos bem como aqueles ensaios que utilizam corpos de prova prismáticos submetidos a ensaios de flexão propostos pela RILEM (Réunion Internationale des laboratoires d'Essais de Matériaux) serão investigados para o concreto simples e para o concreto reforçado com fibras metálicas. Neste mesmo sentido encontra-se em desenvolvimento na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo um programa de investigação do comportamento de estruturas de concreto de alto desempenho baseado nos conceitos da mecânica do fraturamento, pesquisa de doutorado do Eng. José Umberto A. Borges que também fará uso de parâmetros de Tenacidade ao Fraturamento obtidos experimentalmente. As investigações serão conduzidas dentro de um Programa de Cooperação Internacional que envolve técnicos e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Cornell University, University of Missouri e do Texas Transportation Institute dos Estados Unidos e da University of Wales da Grã-Bretanha. Para que as pesquisas possam ser levadas a efeito serão necessárias adaptações dos equipamentos existentes e complementação da infra-estrutura do Laboratório de Estruturas e Materiais da Escola Politécnica. Os recursos para tanto decorrerão do Projeto Individual de Pesquisa do Prof. Túlio N. Bittencourt, a ser apresentado à FAPESP. (AU)

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