Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo cefalométrico das alturas faciais anterior e posterior em pacientes nipo-brasileiros com más oclusões de classe I e classe II, primeira divisão de Angle, tratados, ortodonticamente com extrações dos quatro primeiros pré-molares

Processo: 00/00879-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:José Fernando Castanha Henriques
Beneficiário:Sandra Marcia Hayasaki
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cefalometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altura Facial | Cefalometria | Proporcoes Faciais

Resumo

As alturas faciais anterior e posterior desempenham papéis fundamentais no equilíbrio e harmonia da face humana, pois orientam o sentido da rotação mandibular. Em oclusões normais, a face cresce mais na parte posterior do que na anterior. Logo, para que o tratamento ortodôntico seja efetivo e estável, deve ser harmonioso com o processo de crescimento normal, compensando os casos de padrões faciais desfavoráveis. Porém, ainda há muita controvérsia quanto aos efeitos do tratamento ortodôntico com extrações dos quatro primeiros pré-molares sobre as alturas faciais. Além disso, os estudos têm sido realizados em leucodermas, não tendo sido encontrada na literatura nenhuma amostra de xantodermas ou nipo-brasileiros. No Brasil, os estudos dos vários grupos étnicos assumem importância fundamental, por se tratar de um país de grande variação de raças e miscigenação entre elas. Assim, o propósito deste trabalho é analisar, cefalometricamente, os efeitos das extrações dos quatro primeiros pré-molares sobre as alturas faciais anterior e posterior em pacientes nipo-brasileiros com más oclusões de Classe I e Classe II, 1a divisão de Angle, bem como verificar as possíveis diferenças entre os tipos de padrões faciais existentes na amostra. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HAYASAKI, Sandra Marcia. Estudo cefalométrico das alterações das alturas faciaias anterior e posterior em pacientes nipo-brasileiros com más oclusões de Classe I e Classe II, 1ª divisão de Angle, tratados ortodonticamente.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.