Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da arginina na regulacao da expressao genica do hormonio de crescimento (gh) em ratos.

Processo: 00/02269-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Silvia Cristina Figueira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arginina   Expressão gênica   Somatostatina   Óxido nítrico   Cálcio   Hormônio do crescimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arginina | Calcio | Expressao Genica | Hormonio Do Crescimento | Oxido Nitrico | Somatostatina

Resumo

Estudos desenvolvidos no nosso laboratório têm demonstrado que a administração ev de arginina bem como de uma mistura de aa (composto contendo arginina, citrulina e ornitina) estimulam a expressão gênica do GH em ratos jovens e envelhecidos, bem como quando adicionados em sistema de incubação contendo hemi-hipófises ou células GH3. Outros estudos utilizando os mesmos aas, correlacionaram expressão gênica, conteúdo protéico e concentração plasmática de GH, tendo sido observado elevação do GH plasmático que antecedeu a elevação da expressão gênica desse hormônio quando da administração de arginina e elevação do conteúdo de mRNA do GH, sem alterações prévias da concentração de GH no plasma com a utilização do composto. Esses dados sugerem que o fato da arginina ter elevado a concentração de GH do plasma, não foi condição necessária para que o efeito deste aa sobre a expressão gênica do GH se manifestasse, o que reforça os dados in vitro indicativos de ação direta da arginina sobre a expressão desse gene. Portanto é nosso interesse investigar o mecanismo pelo qual a arginina atua estimulando a expressão gênica do GH, por Northen Blot, desenvolvendo estudos in vivo (ratos Wistar) e in vitro (hemi-hipófises e células GH3), onde avaliaremos a participação do (1) óxido nítrico (a arginina é precursora de NO), (2) da somatostatina (arginina inibe a liberação de SS) e (3) do Ca++ extracelular (arginina aumenta influxo de Ca++ em células β pancreáticas e somatotrofo) no processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIÃO‚ M.; CHRISMAN‚ C.J.S.; BIELAVSKY‚ M.; OLINTO‚ S.C.F.; SHIRAISHI‚ E.M.; NUNES‚ M.T.. Arginine increases growth hormone gene expression in rat pituitary and GH3 cells. Neuroendocrinology, v. 79, n. 1, p. 26-33, . (00/02269-7, 98/01640-1)