Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos espectroscópicos da reatividade eletroquímica de nanopartículas de metais nobres

Processo: 02/07367-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Francisco Carlos Nart
Beneficiário:Kleber Bergamaski
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/06430-8 - Eletrocatálise III: cinética e mecanismo de processos eletroquímicos de conversão e armazenamento de energia, AP.TEM
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Adsorção (química)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adsorcao | Interfaces Eletroquimicas | Nanoestruturas

Resumo

Partículas metálicas de tamanho nanométrico têm despertado grande interesse científico devido ao efeito de tamanho nas mais diferentes propriedades. A química sobre a superfície de nanopartículas tem sido explorada em catalise desde muito tempo, mas sem a atenção devida ao efeito de tamanho. Só mais recentemente tem sido reconhecido o efeito de tamanho sobre a catálise e também na eletrocatálise. Deste ponto de vista, a caracterização de adsorbatos sobre nanopartículas metálicas é um tema de muita importância em química de superfícies e eletroquímica. Uma forma de estudo muito utilizada em eletroquímica moderna consiste em estudar propriedades de moléculas modelo sobre diferentes superfícies. Neste estudo o objetivo é a caracterização de propriedades vibracionais de CO e NO adsorvidos sobre nanopartículas de Pt, PtRh e PtRu sobre substratos de Au, grafite e TiO2. Serão analisadas a energia das vibrações CO e NO em função do tamanho das partículas, da natureza do substrato e da composição, no caso das partículas bimetálicas. Será também avaliado o efeito Stark em função dos mesmos parâmetros. A reatividade de alcoóis sobre as nanopartículas bimetálicas também será objeto de estudo. As nanopartículas serão caracterizadas por microscopia de transmissão, por microscopia de tunelamento de elétrons. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERGAMASKI, Kleber. \Dependência da seletividade da reação de eletro-oxidação de metanol e etanol sobre nanopartículas de Pt/C e PtRh/C\. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.