Busca avançada
Ano de início
Entree

Caractarizacao molecular de enzimas envolvidas na via de reciclagem de purino-nucleotideos de leishmania major.

Processo: 01/10216-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Otavio Henrique Thiemann
Beneficiário:Monique Mantovani
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14979-7 - Aplicação dos princípios de evolução in vitro em estudos de função e estrutura da hipoxantina-guanina-fosforribosil-transferase de Leishmania tarentolae, AP.JP
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Biologia estrutural   Leishmaniose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Molecular Estrutural | Cristalografia De Proteinas | Leishmaniose

Resumo

Os protozoários parasitas são auxotróficos para purino-nucleotídios, de forma a serem dependentes do organismo hospedeiro para o suprimento de purinas. A aquisição de purino-nucleotídios nestes microrganismos se faz através da fosforribosilação das bases purínicas por fosforribosil-transferases na via de recuperação. Diversas enzimas fazem parte dessa complexa via entre elas às fosforribosil-transferases (PRTases). Esta enzima também pode iniciar o metabolismo de bases de purina tóxicas ao parasito que são incorporadas pelo hospedeiro mamífero. Esta característica torna as enzimas dessa via um alvo atraente no estudo de suas características físico-químicas e estruturais para o desenvolvimento de inibidores ou substratos subversivos para o tratamento de parasitemias causadas por membros da ordem Kinetoplastida. Este projeto visa dar continuidade aos trabalhos iniciados no estudo molecular e estrutural de enzimas nessa via, tendo como objetivos a clonagem e caracterização molecular de três enzimas, adenilosuccinato liase (EC 4.3.2.2), adenilosuccinato sintetase (EC 6.3.4.4) e AMP deaminase (EC 3.5.4.6) de Leishmania major cepa Friedlin. A obtenção e caracterização desses genes poderá permitir experimentos visando a cristalização dessas enzimas para estudos estruturais, cujos resultados podem auxiliar na possível descoberta de inibidores e substratos subversivos para o desenvolvimento de agentes terapêuticos contra as leishmanioses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANTOVANI, Monique. Adenylosuccinato lyase (ADSL) de leishmania major friedlin: sua relevância na via de recuperação de purino-nucleotídeos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.