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Capacidade e nível de serviço em rodovias de pista simples com faixas adicionais

Processo: 03/06094-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes
Pesquisador responsável:Jose Reynaldo Anselmo Setti
Beneficiário:Marcia Lika Mon Ma
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Rodovias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algoritmo Genetico | Faixas Adicionais | Nivel De Servico | Rodovia De Pistas Simples | Simulacao | Twopas

Resumo

O projeto proposto visa adaptar para as condições brasileiras o método estabelecido pelo HCM2000 para estimar a capacidade e o nível de serviço em segmentos de rodovias de pista simples contendo faixas adicionais. A pesquisa proposta justifica-se pelas diferenças consideráveis entre os veículos que trafegam por rodovias norte-americanas e os que trafegam em rodovias brasileiras, que podem influir significativamente nos resultados de análises de capacidade e nível de serviço. O método adaptado deverá ser tão semelhante ao do HCM 2000 quanto possível. O método proposto inclui as seguintes etapas: (1) revisão bibliográfica abrangendo modelos de simulação de rodovias de pista simples, o HCM 2000, fluxos em faixas adicionais e o uso de algoritmos genéticos para recalibração de modelos de simulação; (2) definição do procedimento mais adequado para a adaptação do capítulo 20 do HCM 2000 para as condições brasileiras; (3) recalibração e validação do simulador; (4) adaptação do procedimento do HCM 2000 para as condições brasileiras, através da recalibração dos parâmetros selecionados na segunda etapa. Pretende-se também incluir uma análise da influência das faixas adicionais no nível de serviço do tráfego no sentido oposto, uma vez que no Brasil é comum permitir ao tráfego oposto realizar ultrapassagens nos trechos onde as faixas adicionais são implantadas, onde existe distância de visibilidade suficiente. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MA, Marcia Lika Mon. Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.