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Dos regulamentos as praticas: os homens na carreira administrativa do magisterio (sao paulo, 1950-1980).

Processo: 03/09406-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno
Beneficiário:Daiane Antunes Vieira Pincinato
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Homens   Masculinidade   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carreiras | Cultura Escolar | Historia Do Magisterio | Homens | Masculinidades

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar as experiências de homens que fizeram carreira administrativa no magistério público, no estado de São Paulo, entre 1950 e 1980. O projeto busca dar continuidade ao trabalho de mestrado, aprofundando agora o estudo mediante a análise de novas fontes documentais: legislação vigente no período, periódicos que circularam a época, relatórios de antigos inspetores escolares, supervisores de ensino e diretores de escola, além de entrevistas. O trabalho objetiva compreender os caminhos que levaram esse grupo de profissionais a optar por determinadas funções administrativas, buscando contribuir com elementos que permitam melhor delinear as feições que o magistério adquiriu ao longo dos anos e as formas de constituição de uma cultura própria dessa profissão. A escolha do período assenta-se na justificativa de que as décadas de 1950 a 1980 recobrem um período anterior e outro posterior à promulgação da Lei 5.692/71, que uma vez pesquisados em conjunto poderão favorecer uma compreensão maior dos processos de mudança que imprimiram novas configurações à profissão do magistério e ao trabalho docente. Do ponto de vista teórico, serão privilegiadas as contribuições de três historiadores: as de Roger Chartier cerca das apropriações e das representações sociais as de M. de Certeau sobre os conceitos de estratégias e táticas e as de Dominique Julia para um melhor tratamento da cultura escolar, cujo conceito é central neste trabalho. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINCINATO, Daiane Antunes Vieira. Homens e masculinidades na cultura do magistério: uma escolha pelo possível, um lugar para brilhar (São Paulo, 1950 - 1989).. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.