Busca avançada
Ano de início
Entree

Afetividade e escrita: a mediação e as práticas pedagógicas planejadas pelo professor

Processo: 04/04812-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sérgio Antonio da Silva Leite
Beneficiário:Fabiana Aurora Colombo Garzella
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Afetividade   Escrita   Planejamento educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afetividade | Escrita | Mediacao Professor-Aluno | Planejamento | Praticas Pedagogicas | 1 Serie Do Ensino Fundamental

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo identificar e analisar o papel das dimensões afetivas presentes nas decisões do professor e em sua prática pedagógica, no cotidiano da sala de aula, durante o processo de aquisição da escrita. Busca analisar os aspectos presentes neste processo e suas contribuições para a construção do conhecimento. Para tanto, serão utilizados procedimentos de observação em sala de aula e de entrevistas com os alunos e os professores presentes neste processo. Tais observações e entrevistas serão registradas através fitas de áudio, de vídeo e pelo diário de campo, possibilitando o registro fidedigno dos dados da pesquisa. Na seqüência, os dados serão selecionados e transcritos e, em seguida, utilizando-se o procedimento de autoscopia, os alunos serão entrevistados. Posteriormente, os dados serão agrupados em categorias de análise, de forma a identificar as dimensões afetivas presentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas, as quais foram planejadas pelo professor. Supõe-se que tais dimensões proporcionem ao aluno melhores condições de aprendizagem. Todo o desenvolvimento do projeto está embasado em uma abordagem histórico-cultural, que fornecerá os subsídios teóricos e metodológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARZELLA, Fabiana Aurora Colombo. Aquisição da escrita: a afetividade nas atividades de ensino desenvolvidas pelo professor. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.