Busca avançada
Ano de início
Entree

Um modelo de carga - fluxo de carga - fluxo de dipolo para derivadas medias e anisotropias atomica do momento dipolar para vibracoes moleculares.

Processo: 04/04733-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Roy Edward Bruns
Beneficiário:João Viçozo da Silva Júnior
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiometria   Intensidades vibracionais   Tensores polares   Energia de ionização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anisotropias | Energia De Ionizacao | Intensidades Vibracionais | Momento Dipolar | Quimiometria | Tensores Polares

Resumo

Nos últimos anos, nosso grupo de pesquisa observou que as energias de ionização de elétrons internos de átomos em moléculas medidas pela espectroscopia de Raio-X, têm uma relação linear com as derivadas médias do momento dipolar determinado de intensidades de bandas vibracionais fundamentais na região do infravermelho. De acordo com o modelo de potencial simples de Siegbahn, esta observação pode ser compreendida identificando a derivada média do momento dipolar como carga atômica. Esta interpretação será investigada usando um modelo de carga - fluxo de carga - fluxo de dipolos dos elementos dos tensores polares atômicos de fluoroclorometanos, H2CO, F2CO, CI2CO, cis e 1,1-difluoroeteno, cis-dicloroeteno, CO2, CS2, OCS, CO, HCN, C2H2, CH3CN, C2N2 e moléculas com ligações triplas. Uma análise quimiométrica das contribuições envolvendo as cargas, os fluxos de cargas e os dipolos destas moléculas, será realizada. Além de entender porque o modelo de Siegbahn funciona usando derivadas médias do momento dipolar em lugar de cargas atômicas, esperamos identificar os fatores eletrônicos responsáveis para altas contribuições anisotrópicas às intensidades vibracionais no infravermelho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA JÚNIOR, João Viçozo da. Aplicação do modelo carga-fluxo de dipolo para calcular e interpretar as intensidades no espectro infravermelho dos fluoroclorometanos. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.