Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao genica da sintase do oxido nitrico endotelial (enos) em adultos de meia idade e idosos hipertensos submetidos ao treinamento fisico: efeito na pressao arterial.

Processo: 04/07779-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 22 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Angelina Zanesco
Beneficiário:Anderson Saranz Zago
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Idosos   Óxido nítrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exercicio Fisico | Genetica Da Nos | Idoso | Oxido Nitrico

Resumo

Com a grande alteração no quadro demográfico populacional devido ao aumento acentuado da população de idosos e dos problemas associados ao processo natural de envelhecimento, principalmente no que se refere à hipertensão arterial, a compreensão dos mecanismos pelos quais a elevação da pressão arterial é desencadeada e dos ajustes cardiovasculares mediante o treinamento físico em indivíduos adultos de meia idade e no idoso é de grande relevância para a área de saúde pública. Dentre os fatores genéticos, o polimorfismo do gene da eNOS tem sido, recentemente, apontado como um dos possíveis fatores de diminuição da produção de NO em mulheres jovens (DATA et al., 2003), o que, conseqüentemente, poderia elevar os níveis de pressão arterial dessas mulheres. Contudo, poucos estudos têm avaliado a relação entre este polimorfismo e a hipertensão arterial. Além disso, ainda não está claro se as variações polimórficas comuns no gene da eNOS estariam relacionadas ao quadro hipertensivo em diferentes faixas etárias, por exemplo, em indivíduos adultos de meia idade e idosos, cuja incidência de hipertensão arterial, encontra-se elevada. Desta forma, o presente projeto de pesquisa busca determinar o possível papel do polimorfismo do gene da eNOS como um dos marcadores da hipertensão arterial em adultos de meia idade e idosos na faixa etária de 50 a 75 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAGO, ANDERSON SARANZ; SILVEIRA, LEONARDO REIS; KOKUBUN, EDUARDO. Effects of aerobic exercise on the blood pressure, oxidative stress and eNOS gene polymorphism in pre-hypertensive older people. EUROPEAN JOURNAL OF APPLIED PHYSIOLOGY, v. 110, n. 4, p. 825-832, . (04/07779-4)