Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação entre o desempenho escolar e os salários no Brasil

Processo: 04/11314-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Naercio Aquino Menezes Filho
Beneficiário:Andrea Zaitune Curi
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Produtividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desigualdade | Educacao | Produtividade | Proficiencia | Qualidade | Salario

Resumo

O processo de educação brasileiro pode ser tradicionalmente caracterizado como lento, bastante desigual e concentrado em uma parcela privilegiada da população. O debate em torno do peso da educação como fator explicativo do diferencial de renda existente no Brasil é intenso, destacando-se a corrente que defende que a escolaridade é o principal fator explicativo causal da desigualdade, por gerar diferenças de produtividade entre os indivíduos que vão perdurar por todo seu ciclo de vida. Além disso, existem evidências de que educação está relacionada com a pobreza, a situação das pessoas no mercado de trabalho, a saúde e com a probabilidade de engajamento em atividades criminosas. O capital humano é um dos principais determinantes da taxa de crescimento e do nível de bem-estar de um país. Muitos estudos internacionais mostram que a qualidade da educação é fator determinante dos salários individuais e dos ganhos de produtividade. Desde a década de 1980, mudanças institucionais foram implementadas no Brasil, incluindo diversas políticas educacionais, visando reduzir a desigualdade, ampliar o acesso às escolas e melhorar os índices de alfabetização. Resultados quantitativos de tais políticas vêm sendo observados, como uma aceleração recente do ritmo da evolução educacional no país. Embora tenham sido realizadas muitas pesquisas sobre a qualidade do ensino no Brasil, principalmente usando testes de proficiência, seus impactos sócio-econômicos são desconhecidos. Neste estudo pretendemos analisar o impacto da qualidade da educação sobre salários dos jovens. Um estudo deste tipo é importante para entendermos melhor se diferenças salariais entre grupos de indivíduos deve-se a diferenças na qualidade do ensino ao qual estes indivíduos tiveram acesso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURI, Andrea Zaitune. A relação entre o desempenho escolar e os salários no Brasil. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.