Busca avançada
Ano de início
Entree

Congelacao de semen de gato domestico (felis catus) obtido da cauda do epididimo, apos refrigeracao por 24 horas.

Processo: 04/12955-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Maria Denise Lopes
Beneficiário:Jorge Luis Araujo Martins
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Resfriamento   Sêmen   Felidae   Epididimo   Criopreservação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criopreservacao | Epididimo | Felinos | Resfriamento | Semen

Resumo

O gato doméstico tem se mostrado um modelo experimental valioso principalmente para aperfeiçoar técnicas de reprodução artificial para proteção de espécies selvagens ameaçadas. O objetivo do presente projeto é avaliar a viabilidade do processo de congelação de sêmen após uma fase de refrigeração prolongada de 24 hrs. Para isso serão utilizados 15 gatos, machos, adultos selecionados para orquiectomia eletiva. Após a retirada dos testículos, o epidídimo será isolado juntamente com o dueto deferente e por meio de compressão destas estruturas, o fluido seminal será coletado e analisado em três momentos: Após a colheita, após a fase de refrigeração e após a descongelação. Esta avaliação constará da caracterização morfo-funcional da célula espermática por meio de: motilidade e vigor espermático, morfologia espermática e integridade de membrana por meio de sondas fluorescentes. O ejaculado será dividido em 3 alíquotas que serão transferidas para um refrigerador programado à 5 graus Celsius, num recipiente contendo 600 mL de água, fazendo uma curva de refrigeração de 0,5 grau Célsius C / min. Em seguida uma das amostras será envasada e posta para congelar no vapor de N2 por 20 minutos e posteriormente imerso em N2. As duas amostras restantes serão deixadas no refrigerador por 24 horas, após as quais uma amostra será avaliada para os parâmetros morfofuncionais já descritos, e a amostra 3 será congelada. As amostras congeladas serão descongeladas analisadas e comparadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Jorge Luis Araujo. Criopreservação de sêmen do epididimo de gatos domésticos (felis catus) após refrigeração por 24 horas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.