Busca avançada
Ano de início
Entree

Oxidação eletroquímica de etanol em eletrodos de Pt-Rh-Ru dispersos em carbono: estudo de efeito de composição e tamanho de partícula na seletividade e mecanismo de reação

Processo: 04/07308-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Germano Tremiliosi Filho
Beneficiário:Melina D'Villa Silva
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Células de combustível   Etanol   Nanopartículas   Geração de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celula E Combustivel | Etanol | Nanoparticulas | Platina | Rodio | Rutenio

Resumo

Devido ao grande interesse em novas fontes de energia, a oxidação eletroquímica de alcoóis vem sendo muito estudada. Conhecer os fatores que favorecem o maior aproveitamento energético desse tipo de combustível, para serem utilizados em células a combustível, é de grande interesse para o desenvolvimento tecnológico. Estudos de reações de eletro-oxidação de pequenas moléculas orgânicas visam buscar um catalisador que melhore o desempenho desses sistemas de conversão de energia química em energia elétrica. Trabalhos já publicados mostram que não só a composição, como também o tamanho das partículas do catalisador influenciam na cinética, no mecanismo e na seletividade da reação de eletro-oxidação. Sabendo que partículas metálicas de dimensões nanométricas apresentam propriedades diferentes de sólidos metálicos, pretende-se neste trabalho estudar efeitos associados a composição e ao tamanho de partícula na seletividade e mecanismo de reações de oxidação eletroquímica de CO e etanol quando varia-se a composição metálica de catalisadores dispersos em carbono de PtRhRu e o tamanho das partículas utilizando técnicas espectroscópicas para determinação de produtos intermediários. A distribuição de tamanho de partículas será determinada por microscopia de tunelamento de elétrons e microscopia eletrônica de transmissão e as propriedades eletrônicas serão investigadas por microscopia fotoeletrônica (XPS e UPS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Melina D'Villa. Eletroxidação de etanol em eletrodos de platina modificados por ródio - estudos empregando eletrodos dispersos e eletrodos monocristalinos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.