Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influencia da relacao enxerto vs. porta-enxerto no aumento do vigor e producao de clones superiores de seringueira (hevea brasiliensis).

Processo: 04/04073-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:Paulo de Souza Gonçalves
Beneficiário:Átila Bento Beleti Cardinal
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/01268-0 - Melhoramento genético da seringueira (Hevea spp.) para o estado de São Paulo, AP.TEM
Assunto(s):Hevea brasiliensis   Produção   Enxertos   Porta-enxertos   Células clonais   Vigor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clones | Enxerto | Hevea Brasiliensis | Porta-Enxerto | Producao | Vigor

Resumo

A seringueira atualmente ocupa importante papel entre as culturas exploradas em São Paulo, com cerca de 55.000 ha plantados e uma produção de 50.000 t (cerca de 50% da produção nacional). A cultura está em expansão, tendo em vista sanar o déficit de matéria-prima. Em grandes projetos de plantio os clones são cuidadosamente selecionados com base no comportamento inerente a cada local, porém pouca atenção é dada ao porta-enxerto quanto à sua origem e qualidade. Considerando-se que o método de enxertia assegura que o enxerto de um bloco monoclonal é isogênico e portanto uniforme, observa-se no entanto que essa uniformidade é puramente teórica, mostrando altos coeficientes de variação para as variáveis vigor e produção de borracha, causados pela influência dos portas-enxertos utilizados. Com base nesse problema e na importância econômica da cultura para o Estado, justifica-se a realização deste projeto de pesquisa, já que seu objetivo principal é indicar as melhores combinações de clones com portas-enxertos clonais para plantio no Estado, visando-se reduzir o período de imaturidade de seringais a serem implantados e também contribuir para o aumento da produção e do rendimento por área ao se aproveitar os efeitos aditivos proporcionados por uma boa combinação, de forma a obter-se o máximo de vigor, uniformidade e produtividade; para tanto pretende-se analisar dados de vários anos através de metodologias adequadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)