Busca avançada
Ano de início
Entree


Light-emitting diodes based on Eu3+, Eu2+ or Tb3+-doped silicates for lighting and Circadian rhythm regulation

Texto completo
Autor(es):
Airton Germano Bispo Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Marian Rosaly Davolos; Fernando Aparecido Sigoli; Carlos José Leopoldo Constantino; Paulo Cesar de Sousa Filho
Orientador: Ana Maria Pires
Resumo

Diodos emissores de luz branca (WLEDs) são as principais fontes de luz branca para iluminação e fundo de tela de displays devido ao alto brilho (800 lm) e eficácia luminosa (150 lm·W-1), alto tempo de vida útil (50.000 horas), baixo consumo energético (8,5 W), baixo preço (60 dólares em 20 anos de uso) e baixa toxicidade comparados a lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Além dos WLEDs, LEDs monocromáticos têm ganhado atenção nos últimos anos devido ao comum consenso e entendimento da influência da luz na regulação do ritmo circadiano Humano e de plantas. Entretanto, os principais desafios são obter WLEDs com parâmetros ópticos de temperatura de cor correlata (4.500 K) e índice de renderização de cor (> 90) desejáveis e contornar o “green gap” na fabricação de LEDs emissores de luz verde. Desta forma, o objetivo desta tese de doutorado foi fabricar LEDs emissores de luz branca ou monocromática para iluminação, luz de tráfico e controle do ritmo circadiano. Para esta proposta, luminóforos emissores de luz verde (Ba2SiO4:Eu2+ e Ba2SiO4:Tb3+), amarela (Sr2SiO4:Eu2+) e vermelha (Ba2SiO4:Eu3+) foram sintetizados pela metodologia sol-gel, caracterizados e dispersos em filmes poliméricos (PVDF ou PMMA), aos quais foram utilizados para recobrir LEDs emissores na região espectral do UV. As condições de síntese dos luminóforos foram variadas a fim de otimizar a composição das fases e a emissão dos dopantes. A dispersão dos luminóforos em PMMA potencializa a emissão dos ativadores lu... (AU)

Processo FAPESP: 16/20421-9 - Dispositivos tricromáticos a base de Ba2SiO4:Eu3+ e/ou Tb3+: síntese sol-gel e deposição eletroforética visando aplicação em LEDs brancos
Beneficiário:Airton Germano Bispo Júnior
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto