Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

CERÂMICAS NANOESTRUTURADAS À BASE DO ÓXIDO NIOBATO DE ESTRÔNCIO E POTÁSSIO COM INSERÇÃO DE ÍONS COBRE E DE ÍONS BORO E PROCESSO OTIMIZADO DE FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS NANOESTRUTURAS À BASE DO ÓXIDO NIOBATO DE ESTRÔNCIO E POTÁSSIO COM INSERÇÃO DE ÍONS COBRE E DE ÍONS BORO VIA SINTERIZAÇÃO ADITIVADA COM ÓXIDO DE COBRE E ÓXIDO DE BORO

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Delia do Carmo Vieira; Antonio Carlos da Cunha Migliano
Depositante: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Instituto de Estudos Avançados (IEAV) ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Data do depósito: 26 de agosto de 2010
Registro INPI:
PI1003038-7 - Consulta INPI
IPC: C04B 35/64 C04B 35/01
Resumo

CERÂMICAS NANOESTRUTURADAS À BASE DE ÓXIDO NIOBATO DE ESTRÔNCIO E POTÁSSIO COM ISERÇÃO DE ÍONS COBRE E DE ÍONS BORO E PROCESSO OTIMIZADO DE FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS NANOESTRUTURADAS À BASE DE ÓXIDO NIOBATO DE ESTRÔNCIO E POTÁSSIO COM INSERÇÃO DE ÍONS COBRE E DE ÍONS BORO VIA SINTERIZAÇÃO ADITIVADA COM ÓXIDO DE COBRE E ÓXIDO DE BORO. A invenção descreve uma classe de materiais compósitos cerâmicos ferroelétricos nanoestruturados à base do óxido niobato de estrôncio e potássio obtidos via sinterização aditivada com óxidos de cobre (CuO/Cu~ 2~O), preferencialmente o óxido de cobre II, e óxido de boro (B~ 2~O~ 3~). Os materiais compósitos cerâmicos KSN - CuO:B~ 2~O~ 3~ são sinterizados entre 960<198>C a 1250<198>C, diversas razões em massa CuO:B~ 2~O~ 3~ (1:1, 1:2, e 1:4) são utilizadas como aditivos de sinterização. Os materiais compósitos cerâmicos à base do óxido KSN dopados com CuO:B~ 2~O~ 3~ sinterizados a 1200<198>C apresentam microestruturas distintas, conferindo aos materiais compósitos cerâmicos aplicações tecnológicas relevantes e distintas. Esses materiais compósitos cerâmicos ferroetétricos nanoestruturados KSN - CuO:B~ 2~O~ 3~ constituem uma classe nova de materiais ferroelétricos semicondutores.


Processo FAPESP: 03/05827-9 - Sinterização via fase líquida em cerâmica de óxido niobato da família tetragonal, tungstênio bronze com estequiometria KSr2Nb5O15
Beneficiário:Delia Do Carmo Vieira
Pesquisador responsável:Silvania Lanfredi Nobre
Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado