Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabio Nauras Akhras

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes (IA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Leeds, Inglaterra, onde desenvolveu modelos e tecnologias de inteligência artificial aplicada à educação para apoiar teorias construtivistas de aprendizado. Professor do Programa de Pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP, onde desenvolve projetos de pesquisa e orienta mestrado, doutorado e iniciação científica em temas envolvendo questões de inteligência artificial aplicada à educação e do aprendizado a partir de filmes em contextos de exclusão social, explorando novas formas de utilizar as tecnologias de mídia no processo de aprendizado e na inclusão social. Com ênfase em projetos de pesquisa contextualizados, que integram aspectos científicos e tecnológicos com aspectos de desenvolvimento humano, social e cultural, tem desenvolvido e aplicado tecnologias de mídia para o aprendizado em diversos contextos escolares e sociais, incluindo: comunidades de agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária, comunidades ribeirinhas, menores em privação de liberdade, escolas públicas em periferias urbanas, crianças com necessidades especiais, e populações sem moradia, entre outros. Em 2010 levou a proposta da Mídia Literacy para a Transformação Social ao Fórum Mundial de Educação, realizado na Palestina, focado na educação para a paz. Atua na comunidade científica de Inteligência Artificial na Educação desde 2000, como revisor de periódico e membro de comitês de programa das conferências internacionais de Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, e Ciências do Aprendizado, tendo organizado o primeiro workshop de Inteligência Artificial na Educação para a Inclusão Social de Comunidades, em 2011. Participa do CEPID BRAINN, no grupo de educação e difusão do conhecimento, onde coordena o subprojeto de criação de um sistema audiovisual para promover o aprendizado e a conscientização sobre a epilepsia. O principal projeto atualmente em desenvolvimento, com apoio da FAPESP, é o projeto TAPESTRY (Tutoring from Audiovisuals to Promote Empowerment and Social Transformation for at Risk Youngsters), que integra todas as vertentes da linha de pesquisa. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 15/06/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: