Resumo
02/06/2011 - Conferência de Abertura03/06/2011 - Minicursos simultâneos04/06/2011 - Sessão de Comunicações e Pôsteres (AU)
Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Pós-Doutoramento no Departamento de Letras Modernas da USP, Pós-Doutoramento na Universidade Christian-Albrechts-Universitaet zu Kiel, Alemanha, com apoio FAPESP. Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, com estágio sanduíche realizado na ESES - Escola Superior de Educação de Portugal, com apoio FAPESP. Mestre em Letras pela UFSM/RS, com apoio CAPES. Graduada em Letras pela UNOESC -Chapecó/SC. Atualmente, no cargo de Reitora na UDF - Centro Universitário do Distrito Federal, em Brasília e professora permanente do Programa Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Linguística da UNIFRAN - Universidade de Franca, em Franca, São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Língua, discurso e memória: questões para o ensino e integrante de mais dois Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Da Torre de Marfim à Torre de babel e Vozes (in)fames (UNICAMP/CNPq), coordenados pela Professora Maria José Coracini. Dedicação, há alguns anos, à docência, à pesquisa e à Gestão Universitária no âmbito do Ensino Superior. Docente-pesquisadora nos seguintes temas: formação de professores, análise do discurso, identidade, memória, escrita de si. Pesquisadora vinculada ao GT Práticas Identitárias da ANPOLL. Tem vários artigos publicados, livros e capítulos de livros, dentre outros, a publicação da obra "Escritura de si e identidade: o sujeito-professor em formação", Mercado de Letras / FAPESP. Tem forte inserção em órgãos diversos, foi membro colegiado da Comissão Assessora da CAPES e atualmente atua como: assessora de Pareceres da FAPESP; membro titular do Conselho Superior da FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal); Presidente do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras); membro titular do FORGES (Fórum Mundial de estudos sobre Gestão no Ensino Superior); membro do FNE (Fórum Nacional de Educação); membro do Conselho Curador da FUNADESP (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular); e membro suplente da Diretoria do SINDEPES/DF (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal). Integra também o Comitê Consultivo FAPDF/CNPq Programa de Apoio a Núcleos Emergentes PRONEM. Integra a Estrutura de Governança do STHEM Brasil, como membro do Comitê de Relacionamento, Cooperação e Internacionalização. Pela sua atuação à frente da reitoria do UDF e pelos serviços prestados na Educação recebeu as seguintes honrarias: a medalha no grau de ?Comendadora?, pela Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho TST, no dia 11 de agosto de 2017; e a condecoração no grau de "Alta Distinção", pela Ordem do Mérito Judiciário Militar STM, no dia 01 de abril de 2022. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
02/06/2011 - Conferência de Abertura03/06/2011 - Minicursos simultâneos04/06/2011 - Sessão de Comunicações e Pôsteres (AU)
Objetivamos, com este projeto, lançar um olhar sobre o processo de formação do professor, por meio do estudo discursivo dos processos de identificação do professor de língua materna, e problematizar a tendência à homogeneização do sujeito e de sua formação. Para tanto, estamos coletando relatos de História de Vida de 14 professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual. Partimos d…
Centrado no estudo de questões de identidade, memória, imigração e pensando o sujeito da/na e pela língua e apoiando-se em pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) e da História das Ideias Linguísticas (HIL), este projeto visa a analisar corpora que formam a rede conglomerada do sujeito entre-línguas, entre-culturas, em contextos de imigração - constituído dos relatos das cartas;…