Busca avançada
Ano de início
Entree

Leonardo Paulo Maia

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Desde 2008, sou docente do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC-USP, Professor Doutor MS-3-1), onde desenvolvo modelagem teórico-matemática em diversas aplicações interdisciplinares. Sou Bacharel (1997) e Mestre (2000) pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor (2004) pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, sempre em Física, mas fui docente (efetivo) do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (CMCC-UFABC) na área de Matemática de 2006 a 2008 e, em diversas ocasiões, fui docente substituto (em tempo parcial) de disciplinas básicas de matemática no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Tenho experiência na aplicação de técnicas da Física Estatística (dinâmica não linear e processos estocásticos) em problemas de Biologia Teórica, como avalanches neurais em neurociência teórica e processos de degeneração mutacional e evolução molecular, mas, de forma mais ampla, atualmente tenho interesse na transformação e no transporte de informação em sistemas complexos e em quaisquer técnicas de Física Matemática que sejam relevantes para esses estudos. Mais recentemente, iniciei colaborações de pesquisa em astrofísica de partículas, contribuindo com aspectos da modelagem estocástica desses problemas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.