Busca avançada
Ano de início
Entree

Patrícia Izar Mauro

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia Experimental pela USP. Atualmente é bolsista de produtividade 1B do CNPq e Professora Titular da USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estudos Naturalísticos do Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: socioecologia de primatas neotropicais, desenvolvimento, análise de redes sociais, psicologia evolucionista, cognição de primatas. Foi Chefe do Departamento de Psicologia Experimental da USP entre 2008 e 2012, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da USP entre 2012 e 2016, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Psicologia entre 2020 e 2022 e da Comissão de enfrentamento da violência sexual e de gênero do IPUSP entre 2017 e 2023 e Presidente da Comissão de Inclusão e pertencimento do IPUSP entre 2022 e 2024. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia na gestão 2017-2019, Membro da Diretoria da Cultural Evolution Society entre 2019 e 2022 e Secretária da Diretoria eleita para o mandato 2020-2022 da ANPEPP. Atualmente é Vice-Diretora do Instituto de Psicologia da USP, Presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia e Vice-Presidente para Educação da Sociedade Internacional de Primatologia, cargo para o qual foi eleita em 2016 e reeleita em 2020. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Quando elas dominam 
Cultura primate 
Primate culture 
Cultura primate 
Cultura primate 
Cultura primata 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Agressão Alimentação animal Avaliação nutricional animal Banco de dados Canidae Caviidae Cebidae Cebinae Cebus apella Cebus libidinosus Cebus Cerdocyon thous Cerrado Ciclo de vida Ciências Biológicas Ciências Humanas Cognição Comportamento Animal Comportamento alimentar Comportamento animal Comportamento de acasalamento animal Comportamento de forrageamento animal Comportamento de risco Comportamento de utilização de ferramentas Comportamento materno animal Comportamento materno Comportamento social animal Comportamento social Comunicação Coordenação motora Cuidado parental Cultura animal Dados sociodemográficos Desenvolvimento animal Desenvolvimento humano Desenvolvimento social Desenvolvimento Dieta animal Ecologia Teórica Ecologia animal Ecologia comportamental Ecologia Endocrinologia Estresse Estrutura social Etologia Euterpe edulis Fatores ambientais Filogenia Forrageamento GIS Genética Genômica Gestos Glucocorticoides Hábito alimentar animal Humanos Inquéritos e questionários Lateralidade Macacos prego Macacos Mamíferos carnívoros Mata Atlântica Medicina veterinária Mídias sociais Movimento Nasua nasua Nutrição animal Organização social Parentesco Paternidade Personalidade Primatas Primatologia Psicologia Comparativa Psicologia Experimental Psicologia comparada Psicologia evolucionista Psicologia Redes sociais Relação social Roedores Sapajus Saúde Única Sazonalidade Sistema de informação geográfica (SIG) Socioecologia Sociologia ambiental Tato Vocalização animal Zoologia
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - O riso - 1º bloco


Publicado em 16 de março de 2015 - SP Pesquisa - O riso - 1º bloco. O riso e o humor, vistos pelas neurociências e pela história cultural. De acordo com Aristóteles, o riso é exclusivo do ser humano. Esse é hoje um ponto de debate entre os cientistas. Já o humor não está em discussão. É exclusivo nosso. É quando, por meio da nossa particular cognição, fazemos associações complexas que dão graça a um determinado fato ou ação. As pessoas gostam de rir e até pagam para isso. Mas por que dar risada é tão agradável?

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.