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Antonio Dutra Caldas

CV Lattes



País de origem: Brasil

Cursou ENGENHARIA ELETRÔNICA,mas possui diploma em LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela UNITAU- Universidade de Taubaté.Desenvolveu estudos de condutividade elétrica em fluidos combustíveis,tais como AEHC (álcool etanol combustível hidratado) e, suas possíveis contaminações,por hidratação excessiva ou outro contaminante,tanto quanto a condutividade da gasolina e suas alterações quanto à adição de álcool ou,contaminações por substâncias alifáticas e/ou aromáticas,de modo adulterativo;estudos estes,voltados para o desenvolvimento de circuitos eletrônicos analógicos e digitais,de controle de bicos injetores para motores flex,denominado de sonda eletro-óptica Beta-Flex,a qual controla o volume de combustível injetado no motor,em baixos percentuais,o que otimiza a combustão;evitando-se o lançamento de gases tóxicos na atmosfera,que causam contaminações do ar que respiramos,trazendo mais saúde à população,pois é sabido de todos que,a atmosfera contaminada,pelos carros flex atuais,causa muitos males à saúde respiratória humana,onde a queima do combustível ocorre antes da análise,da mesma,pelas sondas lambda,que primeiro polui com a queima e depois analisa a mistura que foi queimada,e assim,primeiro lança poluentes,depois analisa e calibra os bicos;fato este que não ocorre com este novo sistema desenvolvido,denominado de sonda eletro-óptica "Beta-Flex",que,inserida entre o tanque de combustível e o motor,que primeiro analisa o combustível a frio,antes da combustão,evitando-se assim a POLUIÇÃO DO AR,e após a análise elétrica do combustível,envia os sinais elétricos de controle para a centralina que gerencia 100% o volume de combustível injetado no motor,o qual não ocorre com muitos carros flex atuais. O sistema "SONDA BETAFLEX"engloba,gasolina ?C?e,o etanol combustível hidratado,calibrando otimizadamente cada um deles e seus respectivos percentuais no tanque de combustível.Também,a análise de combustíveis,é voltada ao diesel,que auxilia um controle melhor da qualidade do diesel,abastecido,para frotas de caminhões,que ajuda na preservação da vida útil dos motores à diesel,que são de alto custo.Todos,oriundos de sua pesquisa intitulada "OPTOANALISADOR DE COMBUSTÍVEIS",processo 07.50503-8 com apoio da FAPESP-Fundação de apoio à pesquisa do estado de São Paulo-R. Pio XI,1500,altos da Lapa.Tem boa experiência em Física geral aplicada ao desenvolvimento de equipamentos eletromecânicos.Tem bons conhecimentos da língua inglesa e fala o básico da lingua francesa!Como profissional,foi ELETRICISTA DE HELICÓPTEROS na fábrica de helicópteros - Helibras ;realizou trabalhos de assessor a professor doutor, na UNIFEI-Itajubá, no departamento de engenharia eletrônica,laboratório de sistemas digitais-LSD;foi DESENHISTA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS AERONÁUTICOS na EMBRAER-Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. durante 12 anos.Atualmente,é professor de matemática em escola pública.Desenvolveu um sistema que faz ajuste fino na informação dos percentuais de gasolina "c",na mistura de gasolina aditivada,para ajuste de bicos injetores de automóveis flex.Para os motores movidos a diesel e biodiesel,desenvolveu um sistema eletronico de verificação da adulteração do diesel por contaminação com água.Tem diversos pedidos de patentes industriais no setor de tecnologia.Também leciona Física & Química nas escolas públicas do estado de São Paulo.Atualmente leciona QUÍMICA I,QUÍMICA II e QUÍMICA III na escola Estadual Moabe Cury,em São José dos Campos-SP. (Fonte: Currículo Lattes)

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