Busca avançada
Ano de início
Entree

Luiz Mauro Barbosa

CV Lattes ORCID


Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Luiz Mauro Barbosa Graduado em Engenharia Agronômica pela UNIPINHAL/SP, mestre pela ESALQ/USP e doutor pela UNESP/Jaboticabal. É pesquisador científico nível VI do Instituto de Botânica de São Paulo, onde é diretor geral pela 3ª gestão (28/05/1991 a 21/02/1995; 28/02/2003 a 09/052/2007; 10/04/2012 a 30/06/2021), período em que acumulou, também, o cargo de Reitor do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, em que implementou o referido curso hoje classificado com nível 5 pela CAPES), tendo também coordenado os três Institutos da Secretaria do Meio Ambiente (IF, IG e IBt), no período de 09/04/1998 a 27/02/2003). Publicou 53 artigos em periódicos especializados e 284 trabalhos em anais de eventos. Livros, capítulos de livros e organização/edições de livros totalizando 27, sendo 02 obras na íntegra. Orientou 11 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado nas áreas de Ecologia e Botânica. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Ecologia, com ênfase em ecologia de ecossistemas e restauração ecológica. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 240 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: mata ciliar, espécies nativas, meio ambiente, sementes, recuperação de áreas degradadas, restauração ecológica, recuperação de áreas, germinação, área degradada, fitossociologia e políticas públicas. Com a criação do Instituto de Pesquisas Ambientais e, 01/07/2021 ocupando o cargo de Diretor Técnico de Departamento (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Uma estrada, muitas florestas 
Una carretera, muchos bosques 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/01/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Modos de restaurar as florestas


Publicado em 20 de janeiro de 2016 - Pesquisa FAPESP. Com o início do Programa de Regularização Ambiental, os proprietários rurais serão obrigados a restaurar áreas desmatadas ilegalmente no passado. O professor da Esalq-USP, Ricardo Rodrigues, e o diretor do Instituto de Botânica de São Paulo, Luiz Mauro Barbosa, apresentam uma nova metodologia de recobrimento de floresta, mais eficiente e com menor custo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: