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Sônia Salzstein Goldberg

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sônia Salzstein é Professora Titular aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando nas áreas de História da Arte e Teoria da Arte, com foco especial na arte moderna e contemporânea. Coordenou, na ECA, o Centro de Pesquisa em Arte Brasileira, reunindo estudantes e pesquisadores com interesse em arte moderna e contemporânea. Publicou inúmeros estudos sobre arte moderna e contemporânea, abordando, entre outras, as obras de Tarsila do Amaral, Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Franz Weissmann, Iberê Camargo, Antonio Dias, Iole de Freitas, Mira Schendel e Waltercio Caldas. Tem, igualmente, diversos textos publicados sobre questões culturais ligadas à globalização e ao modernismo, tendo proposto a abordagem do modernismo à luz do processo mais amplo da modernização capitalista e do exame da própria noção de modernidade. Trabalhou durante mais de quinze anos na gestão de instituições culturais públicas no Brasil, e em 1989 implantou, no Centro Cultural São Paulo, órgão da Secretaria Municipal de Cultura da capital paulista, um espaço dedicado a projetos artísticos experimentais e à produção jovem. Paralelamente manteve trabalho contínuo como crítica de arte. As inúmeras exposições de arte contemporânea de que foi curadora, especialmente nesse período, foram acompanhadas pela edição de publicações e pela organização de cursos e workshops voltados à formação de jovens artistas. Coordenou, junto à Editora Cosac Naify, a Coleção Outros Critérios, dedicada principalmente à arte moderna e contemporânea, tendo organizado, entre outras antologias, a obra Diálogos com Iberê Camargo (2004), Modernismos, reunindo ensaios de T.J. Clark (2006) e Matisse/Imaginação, erotismo e visão decorativa (2009). Foi curadora de exposições de Tarsila do Amaral, Mira Schendel, Iberê Camargo, Alfredo Volpi, Antonio Dias, entre inúmeras outras, com artistas emergentes. Participou em diversos conselhos diretores e comitês assessores de instituições de arte e cultura no país, como a Comissão Nacional de Artes Plásticas da FUNARTE/MiNC (1987-88), Fundação Iberê Camargo (2000-2006), Instituto de Arte Contemporânea - IAC (2007-2010), Conselho de Curadoria do Centro Universitário Maria Antonia/USP (2008-2012) e Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP (2007-2009). Desde 2009, a partir de trabalho sobre a obra de Henri Matisse, principalmente, mas também da revisão do modernismo europeu dos séculos XIX e XX, busca reexaminar o legado do modernismo na cultura contemporânea, com ênfase em análises comparativas da arte europeia, brasileira, norte americana e latino-americana. No mesmo período, veio tratando de questões teóricas ligadas ao novo estatuto da crítica de arte. (Fonte: Currículo Lattes)

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