Resumo
Este artigo foi aceito para publicção em uma periódico de circulção internacional. O resumo em inglês segue abaixo. (AU)
Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1999) e doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional (2003), participando do programa de doutorado sanduíche no exterior no California Institute of Technology (2000-2003). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragalática, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução de galáxias em grupos e aglomerados, transformação de galáxias em função do ambiente, cosmologia observacional, seleção de aglomerados de galáxias em grandes surveys e redshifts fotométricos. Foi vice-coordenador (01/2012-12/2014) e coordenador (01/2015-04/2016) do Programa de Pós-Graduação do Observatório do Valongo (UFRJ), além de coordenador (01/2021-01/2023) do curso de Graduação em Astronomia do Observatório do Valongo (UFRJ). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Este artigo foi aceito para publicção em uma periódico de circulção internacional. O resumo em inglês segue abaixo. (AU)
Neste projeto pretendemos investigar as propriedades de aglomerados de galáxias selecionados no óptico. Nosso primeiro objetivo é o estabelecimento, de forma precisa, de relações de escala em aglomerados de galáxia. Nossa amostra contém objetos desde o regime de grupos até aglomerados ricos, tornando possível a investigação de efeitos sistemáticos presentes nestas relações de escala. Em p…
O projeto proposto tem como principais objetivos a determinação da densidade espacial e da função de massa de aglomerados de galáxias no universo local. Para tal, utilizaremos o Northern Sky Optical Cluster Survey (NoSOCS), contendo estruturas ricas até z ~ 0. 3. Para estudar a densidade espacial nós possuimos um catálogo com ~ 15000 candidatos a aglomerado, abrangendo cerca de 10000 grau…
Neste projeto planejamos investigar as propriedades de aglomerados de galáxias selecionados no óptico. Nosso principal objetivo é estimar, a partir de uma aplicação do teorema do virial, a massa de aglomerados com pequenos desvios para o vermelho (redshift, z < 0.2) e compará-la com propriedades destes sistemas observadas no óptico e em raios-X. Nossa amostra contém objetos desde a esc…